sábado, 5 de abril de 2008

Respeitável Público


Esqueça os palhaços, os trapezistas e os mágicos. Circo tem que ter é música. Pelo menos é o que achava a banda Rolling Stones quando organizou um concerto em dezembro de 1968. Durante os dias 11 e 12 daquele mês, a banda se juntou à artistas como Eric Clapton, The Who, Taj Mahal, Marianne Faithfull, Jethro Tull, Jimi Hendrix e John Lennon para realizar um “show” com doze músicas imperdíveis não apenas para quem gosta desses músicos, mas para todos que apreciam o espírito único da época, momento em que os arranjos melosos abriam espaço para os solos diferenciados da guitarra. Foi o The Rolling Stones Rock and Roll Circus.

O interessante é que apesar de ter sido gravado há 40 anos, o público só teve acesso ao material em 1996. Isso porque Mick Jagger ficou desapontado com o resultado final. O problema é que o concerto foi longo, teve início ás 14:00 do dia 11 e terminou ás 5:00 da manhã do dia seguinte. Mick Jagger era o único que permanecia pulando ao término da última canção. Resolveu-se então não lançar o programa na tv, algo originalmente previsto pela BBC, e só foi divulgado quase 30 anos depois.

Bom, é verdade que nem todas as músicas apresentadas no espetáculo são memoráveis. A participação de Yoko cantando Whole Lotta Yoko, por exemplo, é totalmente dispensável. Mas o simples fato de podemos ouvir esses ícones reunidos já é motivo de apreciá-lo. Sobretudo quando nos deparamos com grandes apresentações, caso da banda The Who quando tocaram a música A Quick One While He’s Away.

Abaixo, você encontra o vídeo do ponto alto do concerto. Uma apresentação do grupo Dirty Mac, formado por John Lennon, Eric Clapton e Mitch Mitchell. Eles tocaram com maestria e emoção a canção Yer Blues dos Beatles. Uma obra de arte encontrada na mega-apresentação.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.