quinta-feira, 3 de abril de 2008

Vovôs de batom


Eles usavam maquiagem, salto alto, cabelões, roupas justas e estampas de oncinha. Mas eram heterossexuais, briguentos e tocavam um rock vigoroso, com um pé nos anos 50 e outro no punk que começava a nascer no underground americano. Formado pelo vocalista David Johansen, os guitarristas Johnny Thunders e Sylvain Sylvain, o baixista Arthur “Killer” Kane e o baterista Billy Murcia (que morreu em 1972 e foi substituído por Jerry Nolan), o New York Dolls surgiu em 1971 no circuito CBGB’s/ Max’s Kansas City, clubes de rock nova-iorquinos de onde saíram nomes como Iggy Pop & The Stooges, Patti Smith, Television.
De 1971 a 1974, a banda lançou dois discos (New York Dolls, que trazia as clássicas “Personality Crises” e “Looking for a Kiss”, e Too Much Too Soon), foi clicada pelas lentes de Bob Gruen e virou tema de documentário dirigido pelo fotógrafo.
Mas aí Malcom McLaren entrou na jogada. Figurinha que ficaria conhecida no mundo da música alguns anos depois, quando fabricou a lendária banda punk Sex Pistols, esse inglês era até então apenas o proprietário de uma loja de roupas casado com a estilista Vivienne Westwood. Numa viagem para Nova York, se encantou com a cena musical dos clubes de rock e decidiu ampliar seus negócios, tornando-se o empresário dos Dolls. Mistura de jogada de marketing e agitação política, McLaren decidiu que a partir de então eles trocariam as roupas femininas por trajes de vinil vermelho e passariam a se apresentar tendo uma bandeira comunista ao fundo. Essas idéias “brilhantes” somadas a desentendimentos internos por causa do abuso de drogas de alguns membros sepultaram o grupo.
Até que, em 2004, resolveram ressucitá-lo. Thunders e Nolan já haviam morrido e Kane faleceu logo após o primeiro show do revival, mas Johansen e Sylvain resolveram continuar a empreitada. Lançaram One Day It Will Please Us to Remember Even This em 2006 e saíram em turnê. A próxima parada das bonecas nova-iorquinas é em São Paulo, para uma apresentação dia 10 de abril no Hangar 110, com abertura dos Forgotten Boys e ingressos a 160 reais (!!!).
Toparia desembolsar essa pequena fortuna, mas, por incompatibilidade entre o horário do show e a hora que eu saio do trabalho, não poderei ir – aliás, um momento de indignação: como assim marcar show de rock pras oito da noite???
Por isso, peço ajuda de terceiros para responder a pergunta que não quer calar: David Johansen ainda consegue se equilibrar sobre saltos plataforma?

Enquanto isso, um pouco do velho New York Dolls:

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.