domingo, 13 de abril de 2008

A progressão do rock

O Rock Progressivo é um estilo de música eclético e ambicioso. Seus artistas sempre buscaram romper as barreiras convencionais da música pop. A idéia era ‘progredir’ o rock n’roll convencional até um ponto em que ele se tornasse sofisticado como o jazz ou a música clássica. Por isso, muitos especialistas julgam o gênero como pretensioso e pomposo. Mas foi uma banda canadense que conseguiu unir a complexidade e a sonoridade de maneira perfeita.

O Rush foi formado no ano de 1968 em Sarnia, Ontário. Quem reuniu a primeira e a atual formação foi o baixista/tecladista/vocalista Geddy Lee, frontman da banda, que ainda hoje é ativa. Desde o ano de sua criação, Geddy e Alex Lifeson (guitarrista), colegas de escola, tocam juntos. Curiosamente, o nome Rush foi criado pelo irmão do primeiro baterista, John Rutsey, que se desentendeu com os demais integrantes e deu lugar a Neil Peart, também letrista, em 1974.

A banda é conhecida pela virtuosidade de seus três membros, muito habilidosos em seus respectivos instrumentos. Suas composições complexas, incluindo diversos jogos de ritmos e tonalidades são o carro-chefe da banda até hoje. No decorrer de seus 40 anos, o grupo recebeu diversos tipos de prêmios, incluindo a entrada no Canadian Music Hall of Fame, quatro nomeações ao Grammy, 14 discos de platina e 23 de ouro.

Seu primeiro cd, homônimo, foi lançado em 1974 sem o apoio de nenhuma gravadora. A repercussão nas rádios norte-americanas foi tamanha que a banda foi convidada para abrir os shows de diversas bandas que estavam no topo, na época. A gravadora Mercury relançou o álbum e deu início a suas primeiras turnês. Seu último e 31º disco, Snakes & Arrows, é de 2007.

Rush - YYZ (música feita com o código-morse do Aeroporto Internacional de Toronto)


Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.