sábado, 19 de abril de 2008

Toca Raul !!!


Muita coisa mudou em 1968. E foram todas mudanças interessantes que parecem ter dado certo. Artistas talentosos tiveram a oportunidade de se lançar no mercado ao mesmo tempo em que alguns se consagravam, atingindo o auge de suas carreiras. Dentro do grupo daqueles que surgiram, um músico aqui no Brasil chama atenção em especial, justamente por propor e representar mudanças. Trata-se de Raul Seixas que lançou no início de 68 o álbum Raulzito e os panteras, seu primeiro LP. O compositor mudara para o Rio de Janeiro um ano antes e encontrou o tropicalismo em plena ascensão, sem falar no sucesso da bossa nova marcado pelos festivais musicais da época. Raul Seixas surge nesse momento, apresentando um rock muito influenciado por Elvis e Beatles. No LP em questão, a banda de Raulzito apresenta versões de músicas desses dois ícones da música mundial, além de canções próprias.

A verdade é que Raul Seixas não gostava de bossa nova e do tropicalismo, e suas canções não se encaixavam no estilo de música apreciado pelos brasileiros no período. A única semelhança foi o problema com a censura enfrentado por todos os artistas brasileiros naquela época. No LP abre-te sésamo de 1979, por exemplo, ele teve músicas censuradas, como a canção rock das aranhas, uma das suas canções mais famosas. O fato é que quase ninguém ouvia Mick Jagger ou Chuck Berry no Brasil, artistas cujo trabalho de Raul Seixas se assemelha. Mesmo assim ele ganhou espaço. Com o álbum, o compositor ficou conhecido no cenário nacional, apesar da má divulgação do disco, e conquistou novos fãs. As letras das músicas escritas por ele presente no LP, junto de sua performance em cima do palco, garantiram um maior conhecimento e prestígio, ajudando para que ele pudesse se tornar o maluco beleza que viria a ser, com letras engraçadas, profundas e, acima de tudo, apreciadas pelo público.

Foi nesse contexto que surgiu Raul Seixas. Em um período de mudanças. Era um momento em que as domésticas e os caminhoneiros eram as únicas pessoas que ouviam rock no país. Raul Seixas modificou essa história, dividindo os fãs brasileiros que puderam apreciar um novo estilo musical além das histórias da bossa nova e o ideal psicodélico do Tropicalismo.

Chega de papo furado. Abaixo você confere o maluco beleza cantando Judas. Acima de tudo um gênio da música brasileira.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.