sexta-feira, 18 de abril de 2008

Os esquecidos Beach Boys

A fascinação pelos velhos discos de vinil pode ser um tanto anacrônico para a maioria. Ainda assim, as visitas por sebos empoeirados de São Paulo às vezes me rendem aquisições bastante interessantes. Foi assim que eu descobri os Beach Boys. O disco eu nunca comprei; não tive coragem de gastar mais de 50 reais na velharia. Mas foi impossível ignorar o álbum que estava em minhas mãos.

Tratava-se do Pet Sounds, o mais famoso dessa banda tão importante e tão esquecida. Segundo a Rolling Stone americana, esse é o segundo melhor álbum da história o rock, logo à frente do Revolver e atrás do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, ambos dos Beatles. Atualmente, quando os Beach boys são citados, logo se lembra de Surfing USA, hit clássico do início dos anos 60. Mas Pet Sounds vai além. As letras inocentes carregam uma melodia única, apesar dos arranjos que qualquer um pode perceber que já saíram de moda há mais de 50 anos.

E é por essa característica que a comparação com o quarteto de Liverpool torna-se inevitável. E com uma enorme vantagem para a banda americana. Sim, porque se os Beatles dependessem de Love Me Do e Cia, teriam caído no esquecimento em pouco tempo. Teriam sido uma espécie de Menudos da época. O que os eternizou foram álbuns como Sgt. Peppers ou Abbey Road, da segunda metade dos anos 60 e de canções inquestionáveis.

Mas quando se trata da fase Hard Days Night, os contemporâneos Beach Boys tinham músicas bem mais agradáveis aos ouvidos, musicas que encantam até hoje. Não é por acaso que Pet Sounds é tão bem conceituado no meio musical. Uma pena que os californianos não tenham a fama merecida por aqui.

Pra quem não conhece, God Only Knows, uma das mais belas faixas do Pet Sounds e figura carimbada em listas de melhores músicas da história do rock.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.