terça-feira, 24 de junho de 2008

Pro mundo bater palma



Imagine se a Capitol Records, gravadora britânica, lançasse uma nova coletânea dos Beatles com regravações das principais canções da banda e com participação de artistas renomados no cenário internacional. A sensação de êxtase que tomaria conta dos fãs dos garotos de Liverpool acontece hoje com os fãs de Carlos Santana. Tudo por causa do último cd lançado pelo guitarrista mexicano, O Ultimate Santana, no qual estão reunidas as principais músicas de Santana em versões inéditas e interpretadas por cantores respeitados mundialmente. Esse trabalho é uma cd de celebração dos 42 anos de carreira do mexicano com 3 canções produzidas especialmente para essa ocasião e 15 releituras dos maiores sucessos do guitarrista.

Santana é unanimidade quando se comenta a respeito dos melhores guitarristas da atualidade. Santana foi aclamado pela revista "Rolling Stone" como o 15º melhor guitarrista do mundo de todos os tempos. Como músico e arranjador, ele é figura central na internacionalização da música latino americana, sobretudo nos Estados Unidos. Antes da explosão do guitarrista, o mundo parecia só ter ouvidos para o Mambo cubano, que estourou na década de 40, e para os trabalhos musicais sensuais e típicos, que até hoje marcam a música da região. A partir dos anos 60, Santana começou a mudar essa visão. Misturando os ritmos típicos das canções latinas com o incomparável rock norte americano, o guitarrista inspirou gerações de novos artistas e ajudou a iniciar o movimento rock latino.

Esse último álbum de Santana é fiel aos trabalhos anteriores do artista mexicano. As canções inéditas presentes em Ultimate Santana seguem a linha das músicas que se tornaram hit no mundo todo e fizeram com que o guitarrista se tornasse um ícone, caso das canções Smooth, Game of Love e Why Don’t You and I. Todos os trabalhos de Santana são interpretados por cantores famosos, algo que passou a se repetir a partir de 1999 e continua a ser utilizado até hoje por Santana. Em Ultimate Santana os fãs têm a chance de ouvir artistas como Steven Tyler, Tina Turner e Chad Kroeger. Esses convites são uma forma encontrada por Santana para promover seu trabalho e fazer com o que os fãs desses cantores tenham contato com as canções produzidas por ele, ganhando assim um novo público.

Tecnicamente falando, esse último cd é o melhor dos mais de 50 álbuns que contaram com a colaboração do mexicano. Os recursos utilizados em estúdio auxiliam para que os inconfundíveis solos da guitarra de Santana ganhem força frente aos demais instrumentos. Durante todas as 18 canções do cd o baixista segura uma linha regular e pouco perceptível, uma preocupação que facilita na execução dos solos longos e distorcidos de Santana. Por sinal, essa é a marca registrada do guitarrista. Os solos são quase sempre extensos e complexos, tanto que durante algumas apresentações Santana não segue a linha original e toca de forma diferente da encontrada no cd.

Ultimate Santana é indispensável para quem aprecia o trabalho de Santana. Mas do que isso, ouvir o álbum ajuda a entender o sucesso do artista no mundo todo. O som de Santana é único e sem dúvida inovador. O trabalho do guitarrista é construído para atender o gosto do público, sendo uma opção diferenciada para quem procura um rock de qualidade e que sai um pouco da linha encontrada por bandas atuais. Acima de tudo, o sucesso alcançado pelo mexicano comprova a aceitação de seu trabalho, mostrando que manter suas características, mesmo que não siga com o molde da música que faz sucesso em seu país, essa ainda é uma maneira eficiente de chegar à fama. A originalidade. Isso é algo que não falta em Santana e é encontrada de forma marcante em Ultimate Santana.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.