terça-feira, 8 de abril de 2008

The New Yardbirds, aka Led Zeppelin



O ano era 1968, e a seminal banda de blues-rock Yardbirds tinha seus dias contados. O grupo que já teve em seu elenco Jimmy Page no contra-baixo e Eric Clapton e Jeff Beck dividindo as guitarras, havia se separado por não agüentar mais a estressante rotina de gravações e turnês.

Jimmy Page já tinha saído do baixo em 1966 para assumir as seis cordas ao lado do grande Jeff Beck e não queria acabar dessa forma uma história que fizera tanto sucesso em toda a Europa. Conseguiu, então, de seus antigos companheiros o direito de levar o nome Yardbirds.

Entre os anos de 66 e 68, vários músicos de renome, como Keith Moon e John Entwistle, do The Who, passaram pelo Yardbirds, mas apenas como uma forma de “quebra-galho”, até que em 1968, Jimmy Page sai em uma quase cruzada pela Inglaterra em busca de novos músicos.

Convidou seu antigo companheiro de trabalho, o tecladista e baixista John Paul Jones e o jovem vocalista de West Bromwich, Robert Plant, que chamava atenção por sua voz afeminada e seu jeito único de interpretar os clássicos da música negra americana.

Para assumir a bateria, Plant indicou um baterista de uma cidade vizinha, o lendário John Bonham, que apesar de jovem era bastante conhecido nos pubs ingleses.

Estava pronto o set do novo Yardbirds, que inevitavelmente mudou o nome para The New Yardbirds. Porém, a lenda diz que quando Keith Moon, baterista do The Who, ouviu a banda ensaiando pela primeira vez, disse que o som deles lembrava um zepelim de chumbo (lead zeppelin), que automaticamente virou o nome da banda, mas o a de lead foi tirado, para que os diferentes sotaques não transformassem a banda em “ Lid” Zeppelin. Nascia assim o Led Zeppelin, a inquestionável mais importante banda de rock n roll da história.

Logo abaixo está o áudio de um dos primeiros shows do Led Zeppelin com sua formação formalmente pronta (tanto os integrantes, quanto o nome) e já com contrato assinado com a Atlantic Records.
O show foi em 30 de dezembro de 1968 em Spokane, Washington, e a música é Dazed and Confused. Divirtam-se.


Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.